terça-feira, novembro 30, 2010

Paralelo

Paralelo interessante, este, entre a atmosfera vivida antes da visita do Benfica às Antas, e os mesmos augúrios que antecederam a deslocação dos merengues a Barcelona! Paralelo interessante e cheio de possibilidades especulativas! Vamos a elas (às possibilidades):

Em ambos os casos, o centralismo dominante torcia pela vitória do clube da capital! Torcia pelo mais forte, pelo clube do regime, ou no caso espanhol, pelo clube franquista. É a aspiração ao partido único, a síndroma psico-soviética a revelar-se em toda a sua magnitude, o ódio à diferença, àquele que resiste, e ganha, seja no norte do país seja na Catalunha. Esta aversão só tem paralelo na compreensão com que governantes e público em geral aceitam a enorme dívida de ambos os clubes, Benfica e Real Madrid!
Outro paralelismo, que é porventura o mesmo, situa-se no fosso que se vai cavando entre os orçamentos dos dois maiores clubes de cada lado da fronteira, quando comparados com os restantes nos respectivos campeonatos! É isto que queremos?! É disto que gostamos?! Se calhar é!

Sem paralelo, apenas aquilo que já tenho referido: - a adesão portuguesa ao Real Madrid!
Em vésperas de primeiro de Dezembro dá que pensar!
Ah, esqueci-me do paralelo mais curioso - os cinco a zero em ambos os jogos!


Saudações azuis

segunda-feira, novembro 29, 2010

Só podemos melhorar!

Em último lugar, numa impensável Orangina, uma exibição abaixo de qualquer nível, o único comentário possível é este… a partir daqui só podemos melhorar ou então… acabar de vez.
De facto, alguma coisa se passa porque não é crível que qualquer equipa que se apresenta no Restelo, domina o jogo com o maior dos á vontades, os seus jogadores são ou parecem incomensuravelmente melhores que os que equipam de azul, venham os treinadores que vierem, que aliás já não querem vir, provávelmente para não arruinarem aqui as suas carreiras, e tenho que lhes dar razão. Com toda a franqueza, a sensação que me dá é que se estivéssemos a disputar a segunda divisão B, estaríamos também em último lugar! Inadmissível a lentidão de raciocínio de alguns jogadores, a precipitação, as botas pesadas, tudo pesado e subtraído leva-me a concluir que desaprendem de jogar depois de cá chegarem. Não me atrevo sequer a dizer que não têm categoria nenhuma pois pode dar-se o caso de um dia visitarem o Restelo, na qualidade de adversários, e encherem o campo com uma grande exibição. Também já vimos isto! Pois não sei, mas o que sei e tenho a certeza é que o Belenenses está cada vez mais deserto e até eu me desinteresso do que se passa no relvado! Ontem, enquanto o jogo decorria dei comigo entretido a colar as quotas, tarefa aliás bastante complicada.

Um recado para a Direcção: Pagar contas é bonito, é fundamental para manter a credibilidade; cortar nas despesas é indispensável, é uma tarefa árdua mas necessária para manter a competitividade. Mas existe uma fronteira que não podemos ultrapassar, pois podemos pôr em risco a sobrevivência da própria empresa. Nós, no que toca ao futebol, estamos nessa fronteira, e o futebol é tudo no Clube. Como pudemos constatar nas bancadas (cada vez mais) vazias… num Domingo à tarde.


Saudações azuis

quarta-feira, novembro 24, 2010

Afinal há dinheiro!

Já tinha perdido esse vício mas tive uma recaída, voltei a olhar para os escaparates dos vendedores de jornais. Pois bem, nestes últimos tempos, mais própriamente desde que o clube da Luz encaixou cinco golos nas Antas, a frase mais lida em todos os cabeçalhos é a seguinte: - ‘seria um sonho jogar no Benfica’! E os candidatos sucedem-se a um ritmo infernal! Até um tal de Vermouth (mas pareceu-me sóbrio), médio do Hapoel de Telavive, morre de ânsias pelo terceiro anel! Esquisita a notícia em vésperas de jogo decisivo… será que os tentáculos do polvo (ou as garras da águia) já chegam a Israel?!

A complementar este tipo de notícias, em letras menos garrafais, aparecem os milhões (e milhões) disponíveis para as diversas aquisições! E eu pergunto: - Nesta altura?! Há assim tanto dinheiro à solta?! Andamos a fazer greves para quê, se o segredo dos milhões está ao nosso alcance, numa segunda circular perto de si!
Ou, como eu desconfio, é importante para o nosso bem estar que o Benfica passe aos ‘oitavos’, nem que para isso tenhamos que recorrer ‘a formas superiores de luta’! Será isto?!

Pior do que isto só a campanha pseudo-patriótica em curso, imagine-se, no canal público de televisão! Agora, para além dos treinos do Benfica, temos também os treinos do Real Madrid, estamos obrigados a ser do Real Madrid contra o Barcelona, e ai de quem ache estranha esta emigração compulsiva! É logo acusado de desmancha-prazeres, e no limite, anti-patriota. Pronto, é o futuro.

Saudações merengues!

segunda-feira, novembro 22, 2010

Alípio na ferida!

Não vi o jogo de Futsal ouvi apenas as declarações dos responsáveis de ambas as equipas, Belenenses e Sporting, e fiquei mais uma vez elucidado! Também no Futsal, tal como em todas as outras modalidades (e actividades) o que se trata é de organizar competições… sem competição! E ainda querem que em Portugal haja gente competitiva, empresas e projectos viáveis (o célebre ‘fado’ da falta de produtividade) se passamos a vida a incentivar essa mesma falta de competitividade!!!

Ora bem, o responsável do Sporting queixou-se de qualquer coisa ininteligível (um velho costume leonino) enquanto Alípio Matos com a habitual serenidade foi dizendo algumas verdadeso jogo não foi televisionado porque o Sporting não quis, não precisa, é rico, não quis adiar o jogo por um dia, está mais preocupado em ter mais um dia de descanso por causa da UEFA CUP… mas o Belenenses é pobre, precisa, os patrocinadores contam com isso, especialmente quando há pouco mais do que a visibilidade da televisão. Assim, qualquer dia ficam só os dois clubes ricos, Benfica e Sporting (uma curiosidade num país paupérrimo!) a disputarem um campeonato a trinta e cinco jornadas, e a ganharem dezassete ou dezoito a zero aos pobres adversários indefesos, que é no fundo o que a malta gosta! O campeonato transformado em mera formalidade para ir à Europa!
.
Onde é que eu já vi isto?!

As palavras foram minhas mas a ideia transmitida por Alípio Matos foi esta, ideia mil vezes repetida, aqui, neste espaço, a propósito do futebol e do resto.
E pergunta-se: - vale a pena investir em Portugal, seja no que for, se os dados estão viciados à partida?! Se só existe espaço para os muito ricos (sem sabermos ao certo de onde vem o dinheiro!) e para os muito pobres?!
Vale a pena ter uma alma grande?

Saudações azuis

sexta-feira, novembro 19, 2010

Futsal: Belenenses - Sporting

Esta semana a emoção... é no pavilhão!

No próximo sábado pelas 18h todos os caminhos Belenenses vão dar ao pavilhão Acácio Rosa onde a nossa equipa de Futsal recebe o Sporting.

O Apoio de todos os Belenenses é importante para ajudar a equipa a manter o 1º lugar.

Não falte, traga a camisola, a bandeira, o cachecol... vamos pintar de azul as bancadas e tornar o ambiente mágico, à Belenenses.

Ajude-nos a encher o pavilhão, divulgue esta mensagem.

Até sábado,

Luís Filipe Silva
Secção de Futsal
do C.F. ‘Os Belenenses’

quinta-feira, novembro 18, 2010

Selecção republicana 4 – Espanha 0

A crónica podia começar assim:
A selecção escalada para celebrar a implantação da república e o resto do ‘brilhante’ centenário (48 anos de ditadura incluídos) esmagou hoje a Espanha, actuais campeões do mundo, por quatro bolas a zero! A equipa que trajava de branco com lista vertical verde encarnada (cores da carbonária e da projectada união ibérica), realizou excelente exibição, bastante diferente da efectuada na África do Sul por ocasião do campeonato do mundo. Desta vez os jogadores actuaram mais de acordo com os seus pergaminhos (e vencimentos) já que na sua grande maioria alinham nos melhores clubes do planeta.

Ou podia começar assim:
O jogo amigável entre Portugal e Espanha (incluído na promoção da candidatura ibérica ao campeonato do mundo de 2018) acabou com a vitória, inteiramente justa, da equipa portuguesa que desta vez não se inferiorizou perante a estatura do adversário.

Ou então assim:
A instrumentalização do desporto por parte dos regimes republicanos e para fins exclusivamente propagandísticos é pecha antiga a que não escapam mesmo aqueles que se dizem ‘democráticos’! Era assim na União Soviética e na Alemanha de Hitler, foi assim na ditadura de Salazar, e de um modo geral é assim por todo o terceiro mundo. Portugal está portanto bem acompanhado nesta ‘Taça’ do centenário com um único senão – aquela não era ‘a equipa de todos nós’. Mas isso é de somenos para quem instrumentaliza, assim como é de somenos para a populaça que gosta de ‘pão e circo’, embora haja cada vez menos pão e haja cada vez mais circo!

Nota da redacção: A monarquia nunca comemorou centenários. E foram sete.

quarta-feira, novembro 17, 2010

“O dois em um”

Este amigável com a Espanha é a melhor promoção alguma vez feita ao célebre ‘dois em um’, champô e amaciador ao mesmo tempo! Marca ‘centenário’, produto (linha verde rubra) da união ibérica, o modo de usar é simples: - organiza-se um campeonato de futebol a meias com o vizinho, e para parecer que é mesmo a meias, fricciona-se o champô no cérebro dos portugueses de forma enérgica e convincente! Enxagua-se de seguida, mas antes que o cérebro recupere aplica-se o amaciador, à base de vaselina e outras essências, para enfim percebermos porque é que a maioria dos jogos importantes se joga em Espanha ficando o refugo para Portugal. Em cabeças espessas ou mesmo carecas pode ser necessária uma segunda lavagem para se apurarem todas as vantagens do produto. Até porque joga a nosso favor a realização de uma meia-final! É aqui que entra o TGV! Os portugueses ainda não sabem, é uma das surpresas da organização, mas a meia-final prometida é literalmente uma meia final, ou seja, a primeira parte joga-se em Lisboa, ao intervalo as equipas e demais comitiva metem-se no TGV (Poceirão) e acabam o jogo em Madrid. Mas atenção não vai ser sempre assim, no futuro só temos direito a um quarto de hora.


PS: - Se for um quarto de hora à Belenenses (antigo), chega.

segunda-feira, novembro 15, 2010

Empate em Freamunde

A fazer fé nas crónicas que li, a terra dos capões deu algum galo ao Belenenses! Com efeito, duas vezes à frente do marcador, e duas vezes nos deixámos empatar. Da segunda vez parece que não haveria motivo para a grande penalidade. Acontece muito quando se veste de azul com a Cruz ao peito. Seja como for, assim, visto de longe, alguma coisa mudou – marcar primeiro pode representar uma atitude pró-activa, facto a salientar, porque o costume é andarmos sempre atrás do prejuizo. Também houve alterações na formação da equipa – mais atenção ao factor construtivo que representam os laterais no futebol moderno; a entrada de Diego Lima que em pouco minutos já tinha revelado bons pés, é outro factor relevante numa zona do campo onde revelamos carências. Enfim, e como já escrevi, José Mota é treinador experiente e sabe concerteza o que anda a fazer.
E o programa é simples – começar a pensar alto e positivo para abandonarmos rápidamente a cauda da classificação.

Saudações azuis

quarta-feira, novembro 10, 2010

Jogadores que gosto de ver jogar

Gosto de ver actuar jogadores inteligentes, aqueles que pôem o seu saber ao serviço do colectivo, que valorizam o jogo, antigamente não era tão sensível a esses aspectos, hoje sou. Dou o exemplo de um armador de jogo, Ruben Micael, jogador capaz de surpreender o espectador, de tirar da cartola um lance inesperado, equaciona rápidamente as hipóteses e sai sempre com a melhor opção. Falta-lhe para ser titular indiscutível no FC Porto alguma capacidade defensiva mas isso é desviá-lo de cena, isso é trair o espectáculo. O Vilas Boas que invente uma solução onde caiba Ruben Micael. O futebol agradece.
Outro exemplo é Pateiro e admito que alguém admirado se pergunte -mas quem é esse tipo?! Joga actualmente na União de Leiria e em tempos escrevi que gostaria de o ver no Belenenses. Tem fraca figura mas tem um pé esquerdo genial! Sozinho, quase que leva uma equipa consigo! Estarei a exagerar mas lá está, é jogador inteligente e se lhe derem uma chance faz estragos na equipa adversária.
Noutro registo também gostei de ver o nosso Freddy a marcar livres! Quer dizer que alguém começou a trabalhar as qualidades deste jovem jogador, à vezes enervante, quando se afunila em jogadas individuais, mas pelos vistos com potencial que o tempo há-de burilar. Houve progressos contra o Feirense.
.
Saudações azuis

terça-feira, novembro 09, 2010

Telegrama

União ibérica a caminho república centenário carbonário casa pia perjuro dívida vendida china mandaretes murchos cinco a zero vítor pereira desculpas então e o Paços, pá?!
Sem vírgulas acentos bolas de golfe para substituir as que faltam escrito ao abrigo do acordo ortográfico selecção lusa vai jogar próximo dia dezassete com selecção castelhana para celebrar obra acabada oito séculos (menos sessenta anos) mandados às urtigas ninguém repara. Falta TGV, inaugurações, figurões de lá para cá e de cá para lá benfica madrid sempre! Então e o mar, pá?!
Estamos feitos.

segunda-feira, novembro 08, 2010

O problema da qualidade

Falta qualidade à equipa azul, essa é a primeira conclusão. Qualidade em termos individuais, sem dúvida, e qualidade em termos colectivos, essa bem visível durante grande parte do jogo com o Feirense. É esta capacidade colectiva que tem de imediato que ser melhorada e José Mota saberá como fazê-lo, pois não nos esquecemos do alto nível colectivo que conseguiu em Paços de Ferreira ou mesmo em Leixões. E todos sabemos (ou aprendemos) que um colectivo forte ajuda a potenciar as qualidades de cada jogador, ao mesmo tempo que disfarça alguma falta de qualidade técnica (individual) que possa existir.
E nada mais a propósito do que tomar como exemplo, o exemplo de quem se fala – o FC Porto! Até porque me ajuda a precisar (não a rectificar) uma frase que por aqui escrevi – ‘apesar de Hulk’! Pois bem, este Hulk nada tem a ver com o Hulk de Jesualdo, este é um jogador que Villas Boas está a pôr ao serviço do colectivo e isso nota-se porque faz menos asneiras (perdas de bola infantis, individualismos inúteis ou remates tresloucados). Aliás não precisamos de ir ao Hulk para constatarmos a valorização individual (como consequência da ditadura do colectivo) de jogadores como Sapunaru, Maicon etc., que hoje fazem figura de grandes jogadores mas que antes pareciam toscos e pouco confiantes.
É desta transfiguração que o Belenenses precisa. Esta transfiguração consegue-se se os jogadores se esquecerem das suas carreiras individuais, das suas vaidades e puserem todo o seu empenho ao serviço do colectivo, ao serviço do clube que representam. Porque os sucessos do clube são afinal a melhor forma de se valorizarem individualmente.

Saudações azuis

quarta-feira, novembro 03, 2010

Estados de alma

Cem mil visitas é cifra modesta comparada com outros, mas numa época de baixos orçamentos eu valorizo a meta alcançada! Sem FMI, sem truques contabilísticos, contando apenas com a ajuda do meu companheiro de regatas (SPM), foram cinco anos de escrita, mais de setecentos postais, sem imagens, e a partir de certa altura, sem comentários. Durante a maior parte do percurso defrontei-me com direcções em que não votei e só agora, esta última, recolheu o meu voto. Admito que é mais difícil escrever nestas circunstâncias, mas tenho escrito. Admito que evito comentar alguns assuntos mais delicados, especialmente os que se relacionam com a vida das pessoas, como por exemplo salários em atraso e outras matérias em que não disponho de informação suficiente. Esforço-me por ser isento, às vezes não sou. Esforço-me por servir o Belenenses, às vezes não consigo. Escrevo únicamente na qualidade de adepto, sem outro interesse oculto. Umas vezes acerto, outras não.
.
Saudações azuis