domingo, novembro 26, 2017

O campeonato, os empréstimos e a suspeição!

Quando há alguns anos escrevi sobre este assunto dos empréstimos entre equipas que disputam o mesmo campeonato era uma voz quase isolada mas os perigos já se adivinhavam. Por um lado temos a dependência de quem recebe em relação a quem empresta e por outro o desincentivo ao investimento próprio ficando os clubes ditos pequenos à espera dos jogadores emprestados pelos grandes! Esta foi a receita para chegarmos ao futebolzinho suspeito que temos hoje: - três patrões e quinze satélites! E escusam de se ofender.

A Liga (e a Federação) face aos escândalos que entretanto se avolumavam, engendraram uma norma que impede os emprestados de defrontarem o clube que os emprestava. Limitando ao mesmo tempo a três o número de emprestados por cada clube emprestador. A situação ficou mais clara mas não se tocou na sua substância.

Quanto á forma as contas são fáceis de fazer. Em teoria um clube pode jogar com nove jogadores emprestados, por exemplo, três do Benfica, três do Sporting e três do Porto necessitando apenas de se preocupar (para completar o onze base) com mais dois jogadores que podem, e dou outro exemplo, ter o passe partilhado com Benfica, Sporting ou Porto! Isto vale em pleno para 28 das 34 jornadas.

É claro que as coisas não se passam bem assim. É pior. O que acontece é usarem-se estes empréstimos como parte de uma estratégia de poder por parte de cada um dos grandes. Assim seleccionam os clubes a quem emprestam jogadores na base de algumas alianças que se reflectem invariávelmente nas votações nas assembleias da Liga, etc. Só não vê quem não quiser ver. Aliás, e para não irmos mais longe atente-se no que se passou ontem no final do jogo na Vila da Aves com o treinador do Porto a deixar algumas indirectas ao empenho dos jogadores avenses! Ou, noutro contexto, na reacção de Pinto da Costa à proposta do G15 para acabar com os empréstimos entre clubes que disputam a mesma competição! Fez questão de diminuir o G15 para G11 e ameaçar o Braga com o regresso já em Janeiro de um emprestado!

Por aqui se vê a importância da iniciativa do G15 em prol do futebol português que tem de deixar de ser uma competição entre senhores e escravos.


Saudações azuis



Nota: Tanto quanto sei o Belenenses tem actualmente um jogador emprestado pelo Sporting (André Geraldes) e emprestou ao Feirense o seu jogador Tiago Silva. Quanto às situações de partilha de passes, uma fórmula habilidosa de ultrapassar esta questão, não tenho dados seguros para me pronunciar.

Sem comentários: